sexta-feira, 13 de fevereiro de 2009

Quase um Bart Simpson




Nos primórdios da minha vida virtual, não haviam inventado os blogs, os fotologs e afins, e muito menos se pensava em algo como o Orkut. O que existia? Msn, ICQ e os bate-papos da UOL.

Eu usava os três, mas pessoalmente sempre gostei mais de MSN e fuçava tudo que tinha relacionado a ele, e uma das funções que a maioria não vai lembrar é a de criar um perfil no site do MSN, algo parecido com o perfil de apresentação do Orkut.

E naquela fase, era febre iskreve tdu eradu, ltndo d. abrevçs, CoM aQuElA mAlDiTa MaNiA dE bRiNcAr CoM o CaPs LoCk, além de colocar os dados todos errados. Nessa brincadeira fui preenchendo todos os campos com aquela fertil mente juvenil de quem acha que sabe tudo e tá mandando bem com a mulherada. Vou destacar três campos em especial:

Idade: 120
Estado Civil: Viúvo
País: Zimbábue

Bem, terminei de escrever, mostrei pra alguns amigos, dei risada, fui zoado, ri de novo (como eu era bobo...) e esqueci daquilo. Afinal, era um baita negócio inútil. Ninguem olhava pra aquilo, provavelmente pois raramente alguem se importa de qual país vem o seu amigo, quais são seus hobbies ou cor preferida - bem, era o que eu achava.

Passaram alguns meses, estava eu na casa de um outro amigo copiando fazendo um trabalho de geografia sobre a URSS quando resolvo olhar meu zipmail... Ao abri-lo, além dos e-mails cheios de virus de sempre, tinha um diferente.

Tratava-se de um e-mail todo em inglês, não me lembro o endereço exatamente, mas a terminação era em .za e havia vários símbolos oficiais do que depois fui identificar como da África do Sul! Nele, um suposto ministro da África do Sul diz que ficou impressionado como um senhor de idade tão avançada e de um país tão pobre tinha contato com a internet, ainda mais com o MSN. Ele se interessou em saber com quem eu me comunicava, e qual era o dialeto que eu falava, pois não achou ninguem que a traduzisse (na época, na África do Sul, um traduto Inglês-Miguxês ficaria rico!). E o pior: ele disse que estava indo pro país no próximo mês e queria me conhecer!

Eu fiquei desesperado! Imagine um muleque de 15 anos achando que ia ser responsável por um incidente internacional!!!
Tá, talvez não fosse pra tanto, mas na hora sôou como se fosse. Senti-me como o Bart Simpson naquele episódio em que ele passa um trote em um garoto na Austrália e o governo de lá corta relações com os EUA por conta da brincadeira.

Durante muito tempo tive esse e-mail guardado, mostrava pra alguem que duvidasse da história ou relia pra lembrar situação e dar risada, recentemente lembrei dele mas descobri que após alguns anos de inatividade, o extinto zipmail automaticamente deleta a sua conta.
Agora é só uma história sem provas e sem graça.

5 comentários: